No ano de 1992, na Alemanha, surge a banda Edguy. Antes o músico Tobias Sammet fazia cover de bandas como Kiss e AC/DC e a banda se completa com Tobias Sammet (vocal), Jens Ludwig (guitarra), Dirk Sauer (guitarra) e Dominik Storch (bateria), mas em 1993 Tobias permanece tocando baixo e vocal.
Em 1994, gravam duas demo-tapes: “Evil-minded” e “Children Of Steel”, no começo o som era mais cru e com muita inexperiência dos músicos.
Em 1995 entram no Toxic Beat Studios, em Fulda, e com a ajuda do engenheiro de som Sven Rowoldt gravam o disco independente “Savage Poetry”, com uma tiragem de apenas 1.000 cópias, algumas enviadas para as gravadoras analisarem, vendendo o restante com o intuito de obterem algum retorno financeiro. Em 1996 a gravadora AFM Records assina um contrato, sendo discutida a intenção de lançarem “Savage Poetry”, mas a gravadora se recusou alegando que era um disco pouco profissional.
Em 1997 sai o primeiro álbum oficial da banda, o “Kingdom Of Madness”. A banda se apresentava apenas para receber opiniões da imprensa e não agradou muito as pessoas pela inexperiência. Dominik sai da banda e entra Frank Lindenthal para gravar apenas em estúdio, antes de se tornar fixo na banda. Tobias se concentra apenas no vocal e no lugar entra Tobias "Eggi" Exxel no baixo.
Em 1998 sai o álbum “Vain Glory Opera”, que foi mixado por Timo Tolkki (Stratovarius) e teve a participação de Hansi Kursh (Blind Guardian). Seguiram em turnê de apoio por cinco semanas e o álbum recebe reações boas da imprensa e do mundo, especificamente do Japão. Pela primeira vez, a banda participa do Wacken Open Air, como show de abertura no palco menor.
O álbum “Theater Of Salvation” foi lançado em no ano 1999, fazem turnê por quase três meses pela Europa, apoiando HammerFall, Gamma Ray e depois com Angra na França. Depois participou do Wacken novamente, dessa vez, como show de abertura no palco principal.
No verão do ano 2000, a banda lança uma versão re-gravada de sua estréia oficial chamado “Savage Poetry”, e se concetraram em fazer aparições em festivais, em vez de uma excursão. Em 2001, Tobias decide se dedicar ao projeto solo, Avantasia com o álbum “The Metal Opera part1”, contando com diversas estrelas do heavy metal mundial e teve uma repercussão excelente. Em setembro, lançam o álbum “Mandrake” e a banda entra em turnê mundial em 23 países na América do Norte, Central e Latina, Europa, Ásia e Austrália.
Em 2002, na turnê do álbum “Mandrake”, se apresentaram em horário nobre no palco principal do Qacken Open Air na frente de mais de 40.000 pessoas. É lançado também o segundo álbum da banda Avantasia, “The Matel Opera 2”.
Em 2003, a banda lança um álbum duplo ao vivo, “Burning Down The Opera”. Em 2004, lançaram o álbum “Hellfire Blub” e se tornou seu maior e mais pesado álbum, com duas canções do single “King Of Fools" e "Lavatory Love Machine. O álbum chega às paradas em todo o mundo e embarcam em uma turnê bem sucedida com mais de 80 shows ao redor do mundo, culminando em aparições no festival "Rock am Ring" e "Rock im Park”.
Em 2005 a banda lança seu EP/DVD “Superheroes”, que entra no Top 10 na Suécia. No janeiro de 2006 o álbum “Rocket Ride" é lançado e chega nas paradas na posição 8 na Alemanha e Suécia. Edguy entra em sua terceira turnê mundial consecutiva. Em 2007 continuam em turnê de apoio e no verão, são convidados especiais na turnê da banda Aerosmith e apoiar o Scorpions, na Eslováquia.
Em 2008, Tobias Sammet Lana um novo álbum da banda Avantasia em janeiro e Edguy ensaia e trabalha em seu novo álbum “Tinnitus Sanctus”. Em 2009 lançam um coletania chamada “Fucking With Fire – Live”.
Site Oficial:
www.edguy.net
Tobias Sammet - Vocal
Jens Ludwig - Guitarra
Tobias "Eggi" Exxel - Baixo
Dirk Sauer - Guitarra
Felix Bohnke - Bateria
—————
2008
—————
2006
—————
2004
—————
2004
—————
—————
2001
—————
2000
—————
1999
—————
1998
—————
1997
—————
1995