Tristania foi fundada 1996, em Stavanger, Noruega, por Einar Moen (sintetizador e programação), o guitarrista/vocalista Morten Veland e Kenneth Olsson (bateria) e em poucas semanas, Anders Høyvik Hidle (guitarra / vocal) e Rune Østerhus (baixo) se juntaram à banda.

      Em maio de 1997, a banda grava sua demoem Klepp Lydstudio. Vibeke Stene foi contratada como cantora convidada para a gravação da demo, mas mais tarde se juntou como membro regular. Rótulos diferentes mostraram interesse na demo e Tristania assinou com a Napalm Records lançando o EP Tristania. Após o lançamento na Europa, vem o primeiro álbum, “Widow's Weeds”, que foi gravado nas últimas semanas de 1997 e lançado no início de 1998, com uma sonoridade de metal sinfônico, com elementos de uma grande variedade de gêneros, como rock gótico, death metal, música clássica e black metal. O cantor Østen Bergøy e violinista Pete Johansen tiveram um papel importante na gravação do álbum. Depois de shows locais por alguns anos, a banda faz seus primeiros shows fora da Noruega como apoio de Lacrimosa na Bélgica e de Mind over Matter, na Áustria, em agosto de 1998. No mesmo ano Tristania fez sua primeira turnê pela Europa em conjunto com Solefald e Haggard.

      Em 1999, no álbum “Beyond the Veil”, as canções foram feitas em torno dos mesmos elementos que o álbum anterior, mas um pouco mais extremos. Como no álbum de estréia, Moen / Veland escreveram a maior parte da música, mas Moen e Hidle também comporam algumas faixas juntos. Østen Bergøy e Pete Johansen contribuiram mais uma vez, além de outro cantor Jan Kenneth Barkved. Tristania acompanhou em sua primeira turnê como suporte de The Sins of Thy Beloved, Trail of Tears e Antichrisis, Wacken Open Air e um tour adicionais junto com Tiamat e Anathema. A banda continuou com a turnê extensa em 2000, na Europa e em vários festivais na Europa, E.U. e México. Em Dezembro, Morten Veland sai da banda por diferenças musicais e pessoais e lança sua nova banda, "Sirenia".

      No ano 2001 é lançado o álbum “World Of Glass”, com composições de Moen Hidle e gravado no estúdio Sound Suite, França, durante a primavera. Ronny Thorsen participou como convidade nos vocais extremos, Bergøy Barkved fez os vocais limpos e Pete Johansen tocou violino. O álbum foi lançado em setembro e representou o próximo passo natural para a banda. O som foi mantido e combinada com um desenvolvimento e diversidade musical, que a banda considera importantes. Em algumas faixas receberam arranjos clássicos e grandes corais, enquanto outras canções tinham um toque mais industrial. No álbum, contém a versão cover da banda Seigmen, “The Modern End”. Østen Bergøy estava se tornando cada vez mais importante para a banda sendo também letrista, se juntou como membro regular. Kjetil Ingebrethsen, como os vocais extremos, se juntou à banda antes da turnê desse álbum. Poucos dias depois de o álbum ser lançado, a banda começou o “World of Glass Tour” na Europa, apoiado por algumas bandas. A turnê foi um sucesso para a banda, e seguiram com mais turnês em 2002, e visitaram também México, Chile, Brasil e Colômbia.

      Em 2003, a banda decidiu fazer uma pausa com apresentações se dedicando a composições. Para oo próximo lançamento, a banda decidiu simplificar o som e queriam um álbums orgânico, com matérias-primas com um som mais despojado e áspero. O álbum foi intitulado “Ashes”, e apesat de um som mais simplificado, canções como “The Wretched” e “Endogenisis” são mais progressistas em relação aos álbuns anteriores. “Ashes” foi lançado no SPV / Steamhammer em fevereiro de 2005, e foi seguido por uma extensa turnê em dois meses intensos. Além de vários países, a banda apareceu em vários festivais como o Wacken Open Air, Wave Gotik Treffen e Summer Breeze. Após a turnê Kjetil decidi deixar a banda porque queria continuar sua carreira em uma menor alavanca. A banda decidiu não contratar um substituto, e Anders assumiu o vocal gutural.

      Depois de vários festivais, a banda volta ao estúdio para gravar seu novo álbum, “Illumination”, que foi lançado em janeiro de 2007. O álbum foi muito bem recebido e radicalmente diferente dos três primeiros álbuns. Elementos de todos os álbuns anteriores foram incluídos, junto com novas influências. A banda juntou-se com o produtor Waldemar Sorychta e o resultado foi um disco muito enérgico. Vorph de Samael apareceu como um cantor convidado.

      Pouco tempo depois do lançamento do álbum, Vibeke Stene, de repente decide encerrar sua carreira musical para se concentrar na família e seu trabalho como professora de canto, paralisando totalmente qualquer atividade na banda, até que encontrassem sua substituta. A última apresentação com Vibeke foi em Stavanger, onde fizeram um show de pré-lançamento de Illumination na frente da imprensa de todos os países europeus. Pouco antes de Vibeke sair da banda, Tarja Turunen tinha saído da Nightwish. Toda a imprensa fazia especulações de que Vibeke estava indo para Nightwish, por isso o motivo da saída, mas Vibeke deixou claro que não era essa a intenção. Somente pouco antes do anúncio de Nightwish acabaram com as especulações.

      A banda voltou ao seu estúdio e anunciou uma audição para encontrar a nova vocalista, sendo o único critério para a nova vocalista, que deveria soar diferente na banda. A última coisa que a banda queria, era uma imitação de Vibeke, queriam que mudança criativa para a banda. Depois de analisar centenas de candidatas de todo o mundo, Tristania anunciou sua cantora recém-contratada em outubro de 2007: Mariangela Demurtas da Sardenha, Itália.

      Mariangela foi imediatamente transferida para a Noruega para trabalhar diariamente com a banda, e o inverno todo foi gasto para ensaiar todo o material da banda com a nova formação. A nova vocalista adicionou mais potência ao do som do Tristania e a banda gostou da evolução, e trabalhar com um tipo diferente de cantor, fazendo levar a música em novas direções, conta agora também com Olé Vistness (baixo), que em curto período de tempo já se tornou um membro central na banda e, está fortemente envolvido na composição do novo álbum. Rune Østerhus não tinha mais a motivação necessária para as turnês durante os últimos anos, e Kjell Hagen fez várias turnês como músico de sessão no lugar de Rune Østerhus, que se tornou um excelente pai e em tempo integral. Quase um ano depois do lançamento do álbum “Illumination”, a banda faz um festival com Samael e Enslaved, depois na Rússia, Grécia e Wave Gotic Treffen, na Alemanha, seguidas pela América Latina.

      O novo álbum já está escrito e a banda está entusiasmada com sua sonoridade. As gravações serão no Woodhouse Studios, e será agendada em breve. A banda pretende fazer uma turnê de lançamento logo após o lançamento. Poucos festivais de Verão foram programados, incluindo o lendário festival Wacken Open Air, em julho.

 

 Site oficial:

www.tristania.com

 

Formação Atual

Mariangela Demurtas - Vocal

Osten Bergoy - Vocal e Compositor

Anders Hoyvik Hidle - Guitarra e Vocal

Gyri Losnegaard - Guitarra

Ole Vistnes - Baixo

Einar Moen - Sintetizador e Programador

Kenneth Olsson - Bateria

Tristania Lançamentos

Illumination

01/2007

Ashes

02/2005

World of Glass

09/2001

Beyond the Veil

09/1999

Widow's Weeds

03/1998

Tristania EP

12/1997

Ex-Integrantes

Svein Terje Solvang - Guitarra (2005-2008)

Vibeke Stene - Vocal (1996-2007)

Kjetil Ingebrethsen - Vocal/Violão (2001-2006)

Morten Veland - Vocal/Guitarra (1996-2001)

 

 

Tristania Compactos/Vídeo

Angina

1999

© 2010 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode