Tarja Soile Susanna Turunen Cabuli, nasceu na cidade de Kitee, Finlândia, iniciou seus estudos musicais aos seis anos de idade, e passou a estudar canto erudito na idade de 18 anos na Academia Sibelius da cidade de Kuopio. Seu colega Tuomas Holopainen estava começando um projeto acústico e convidou Tarja para entrar na banda, fazendo nascer a Nightwish. Com uma demo-tape já tinham um acordo de gravação com a Spinefarm Records, e em 1997, a banda lançou seu primeiro álbum "Angels Fall First".
O álbum “Oceanborn" (1998) levou a banda para o palco na Finlândia e no exterior, com o carisma de Tarja, fazendo ela ser a cantora preferida de fãs de metal e ser capa de revistas em todo o mundo e, em 2002, foi considerada a melhor cantora finlandesa e pessoa maravilhosa. Tarja fez seu tempo disponível com estudos e outros projetos. No final do ano 1999, Tarja se apresentou como cantora solista em uma apresentação de balé moderno do Finnish National Opera House chamado "O Evankeliumi", esgotando todos os ingressos e participou também de alguns programas de televisão.
Após o álbum “Wishmaster” (2000), na véspera do ano novo de 200-2001, gravam um álbum ao vivo e depois lançam um mini-CD chamado "Over the Hills and Far Away". A banda trabalhava em seu novo álbum e enquanto isso Tarja estudava seu canto na Universidade de Música de Karlsruhe, na Alemanha, encontrando tempo para gravar o álbum e o do baixista argentino Beto Vazquez, “Infinity”. Após alguns shows na Alemanha, Tarja se apresenta no Chile e na Argentina no concerto Lied chamado "Noche Escandinava" (Scandinavian Night), juntamente com Marjut Paavilainen, Storhaug Ingvild e Kawakatzu Izumi, patrocinados pela Embaixada da Finlândia, Alemanha, Japão, Noruega e o Governo da Cidade de Buanos Aires. Em 2002 sai o álbum “Century Child” e seguem na "World Tour of the Century", depois dão uma longa pausa.
Alguns membros da banda estavam envolvidos com outros projetos e Tarja voltou para Karlsruhe, antes do final do ano, para continuar seus estudos. A banda teve que realizar shows extras e em 2003, “Summer of Innocence Tour”. Depois dos vários shows, a banda é entrevistada pelo jornalista Mape Ollila, em uma entrevista profunda sobre a banda, com 2 horas e 15 minutos de material.
No dia 1º de Janeiro de 2003, Tarja se casa com o empresário argentino Marcelo Cabuli, se conheceram durante a primeira excursão pela América Latina, em 2000. A presidente finlandesa Tarja Halonen convidou Tarja Turunen e seu marido para a festa em comemoração à independência finlandesa no Palácio Presidencial em Helsinki no dia 6 de dezembro de 2003 e espectadores da emissora de TV Yle elegeram-na a mulher mais elegante presente, bem como muitos jornais e revistas. No final do ano, Tarja realiza um Concerto de Natal na Igreja Valkeala, com músicas finlandesas e músicas clássicas, para 600 pessoas.
Em 2004, após gravar sua parte para o próximo álbum, Tarja viaja para Buenos Aires, Argentina, para ministrar um curso de canto para músicos já formados. Tarja viaja para Chile, Argentina, Brasil e Romênia para uma turnê própria de Noche Escandinava. Nightwish lança o álbum "Once", com Tarja fazendo inúmeras sessões de fotos, conferências de imprensa e entrevistas na Finlândia e no mundo. Em 2006, Nightwish fez uma pausa, mas Tarja continuou, gravando um álbum com canções natalinas e os vocais para o álbum de estréia de seu irmão, Teo Turunen, mas, após a turnê de Nightwish, "End of an Era", foi entregue uma carta aberta a Tarja, na qual foi "convidada" a sair da banda.
Tarja fez duas conferências de imprensa para dar sua resposta. Especulava-se que seu marido a manipulava e Marcelo respondeu a mais de 130 perguntas enviadas por fãs sobre essa questão, dando sua opinião e explicações pessoais sobre todas as acusações. Tarja continuou com seus planos e carreira e pouco tempo depois, ela entrava em turnê natalina nos países: Finlândia, Alemanha, Espanha e Romênia, sendo esse acompanhada pela Orquestra Filarmônica de Sibiu. Após a turnê, Tarja teve um pequeno descanso e logo após já trabalhava em um álbum completo de canções natalinas, o “Henkäys Ikuisuudesta” com canções tradicionais, clássicos de John Lennon e ABBA e a canção "You Would Have Loved This", especialmente dedicada à sua mãe. Tarja trabalhou como atriz no seriado da TV finlandesa Yle, "Paaroolissa", interpretando a madrasta de um jovem estudante. Trabalhou também no seriado humorístico "Studio Impossible" da MTV3 e no musical "Spin", interpretando ela mesma. Em Julho de 2006 Tarja participa novamente do Festival de Ópera de Savonlinna, desta vez como solista, acompanhada do tenor finlandês Raimo Sirkiä e da Orquestra Sinfônica de Kuopio, regida por Riku Niemi, participou do festival "Rhapsody In Rock" do músico e compositor Robert Well, do "Lahti Organ Festival", festival de “Organ Cross Over" na Finlândia, e mais apresentações com o tenor Raimo Sirkiä, acompanhados da pianista Maija Weitz e dos músicos da Sinäjoki City Orchestra.
Em Agosto de 2006 o compacto natalino "Yhden Enkelin Unelma" vende 10 mil cópias e Tarja participa de um concerto beneficente em comemoração aos 60 anos da UNICEF, o "Tomorrow's Childs", junto com o Coral Tapiola. Em novembro é lançado o álbum "Henkäys Ikuisuudesta" e em dezembro começa sua turnê. No ano 2007, é indicada ao Emma Awards como melhor artista feminina de 2006 e eleita pelos leitores do jornal Iltalehti como artista feminina do ano. Tarja começa as gravações do novo álbum nos estúdios Grouse Lodge no interior da Irlanda, contando com a ajuda de um grupo de compositores e músicos de sua banda: Alexander Scholpp (guitarra), Doug Wimbish (baixo), Torsten Stenzel (teclados) e Earl Harvin (bateria). A produção do álbum foi feita por Hans Zimmer, em Los Angeles. Foi feita uma turnê européia, e contou com o baterista Mike Terrana além do irmão mais novo de Tarja, Toni Turunen, que participou tocando instrumentos adicionais, fazendo os backing vocals e um dueto na música “The Phantom of the Opera”.
No final do mesmo ano, Tarja foi escolhida como “A Voz da Finlândia” se apresentando na cerimônia do 90º aniversário de independência do país, onde cantou várias versões do hino nacional finlandês, e a campeã de boxe, Regina Halmich, escolheu o single “I Walk Alone” como tema de sua luta pelo título mundial na categoria peso pena. No ano de 2008, Tarja recomeça a turnê de divulgação do álbum “My Winter Storm” que já tinha ganhado disco de platina na Finlândia e na Rússia e ouro em vários outros países. Após a turnê européia, Tarja aproveitou o tempo para compor para seu novo álbum previsto para 2009 e anuncia duas novas canções, “The Crying Moon” e “Enough”, esta última estando em uma versão especial do álbum “My Winter Storm” foi lançado no final de 2008. Em agosto, Tarja deu início a turnê “Storm in América 2008”, que contou com a participação do guitarrista brasileiro Kiko Loureiro. No final do ano, Tarja retorna a Europa para mais uma turnê e também lança um novo EP, “The Seer”, que além da participação de Doro Pesch em um dueto na música título, conta também com versões ao vivo e um remix da canção “Lost Northern Star” por Peter Tägtgren da banda Pain.
No mesmo ano, a canção “Tired of Being Alone”, composta por Tarja e Schiller é pré-indicada na categoria “Música do ano” para Grammy Awards 2009. A canção lançada originalmente em 2005 por Schiller foi relançada no duplo vinil “Sehnsucht” em 2008. A cantora também finaliza o ano como convidada especial no show de 25 anos de carreira de Doro, na Alemanha, interpretando as músicas: “The Seer” e “Walking with the Angels”, esta última estará no álbum “Fear no Evil” de Doro no ano 2009. Ainda em 2008, em Portugal, o evento Red Bull Air Racer, com platéia de cerca de 1 milhão de pessoas, teve músicas de Tarja como tema principal.
Tarja participa do novo e último álbum da banda Scorpions", com a música "The Good Die Young". Um novo álbum de Tarja já está sendo feito e já intitulado "What Lies Beneath", que sairá em breve.
Site Oficial:
www.tarjaturunen.com
Tarja Turunen - vocal
Alexander Scholpp - guitarra
Doug Wimbish - baixo
Torsten Stenzel - teclados
Earl Harvin - bateria
Em shows, mais um guitarrista convidado
Soprano lírico
Amplitude de três oitavas